domingo, 17 de outubro de 2010

Cuidados com o Sódio!


Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.

Por causa disso, uma nova campanha está sendo veiculada pelo MS e a principal mensagem é focada na necessidade de diminuir a quantidade de sal na comida e manter o peso saudável.

A campanha ainda incentiva o consumo de frutas e hortaliças e a prática frequente de exercícios.

O levantamento, que entrevistou 54 mil adultos, concluiu que, apesar de terem aumentado em todas as faixas etárias, os casos de hipertensão cresceram sobretudo entre os idosos - 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais apresentam o problema. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%.

Depois da gordura e do açúcar, agora o sal é considerado o novo vilão. Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido nos alimentos industrializados, as pessoas não dispensam o saleiro à mesa.

A hipertensão é uma inimiga silenciosa da saúde porque não tem sintomas. Por isso, as pessoas devem medir regularmente a pressão e checar se ela está dentro da média. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não é tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

5 SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO

Hambúrguer de soja
- Se a sua paixão por fast-food é grande, mesmo que você esteja de dieta, não precisa abolir de vez o hambúrguer da sua vida . Mas, ao invés do tradicional hambúrguer bovino, consuma o hambúrguer de soja, por exemplo. Para se ter uma noção da vantagem da troca, a versão original representa 16% do valor diário total de sódio, com 395mg, enquanto o de soja possui 128mg, o que equivale a 5% da ingestão diária deste nutriente.

Macarrão integral
- A massa, além de ser um dos pratos preferidos de grande parte dos brasileiros, faz parte daquela lista de alimentos que só facilitam a vida de quem cozinha. É prática e rápida de ser preparada. Mas, muitas pessoas acabam procurando ainda mais praticidade e aderem ao consumo de macarrão instantâneo. O resultado? Um consumo de 58% a mais de sódio do que é permito em um dia. Por isso, opte pela massa integral, além de conter fibras, traz outros nutrientes muito benéficos à saúde.

Temperos naturais -
Com certeza, aqueles cubinhos de tempero foram uma das melhores invenções no universo da culinária. Em alguns pratos, a gente nem precisa se dar ao trabalho de picar a cebola e o alho. Porém, a quantidade de sódio contida nas fórmulas é alarmante: no caldo de carne, por exemplo, você pode encontrar 2080mg do mineral, o que equivale a 87% da recomendação diária. Por isso, aposte nos temperos naturais. São baratos e darão um sabor ainda melhor a sua comida.

Peito de frango - Tudo bem que brasileiro adora uma linguiça na grelha, mas este costume não traz nenhum benefício à saúde. O melhor que você tem a fazer é consumi-la apenas nos churrascos e aos finais de semana. Durante a semana, fique com o peito de frango. Um filé de 145g contém 76,7mg de sódio, enquanto uma linguiça contém 618mg. O primeiro representa 3% do total de sódio para todo o dia, já a linguiça alcança a marca de 25%.

Sal light - Muita gente ainda enxerga o sal como sinônimo de sódio, mas a história não é bem assim. Além do sódio, o sal contém outros nutrientes em sua formulação, como potássio e iodo. A versão light deste produto contém 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio. O benefício da troca fica por conta, além da redução significativa de sódio, do tempo maior que o organismo leva para reter o cloreto de potássio. Isso faz com que a retenção líquida seja menor, o que contribui para o controle da pressão e no combate à celulite.

E fiquem atentos aos produtos light e diet como a barra de ceral que possue um alto nível de sóidio, como também os suplementos alimentares.
Vamos dá Adeus as celulites e a hipertensão.
Fonte: Rosângela Barbieri

7 comentários:

  1. Oi Paty!!!
    Super importante o seu post. Os numeros de brasileiros com hipertensão arterial só cresce, né? Por isso, é necessárioa a concientização de cuidado com a saúde. Adorei as dicas de substituição de alimentos.
    Um beijão e ótima semana.
    Te espero lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem post novo lá no blog, flor.
    Te espero.
    Beijos!!! =)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!!!
    Super beijo pra vc...te espero lá no blog!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi floor.
    Boa semana pra vc... =)
    Um super beijo!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com
    Te espero lá!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty!!
    Tem sorteio lá no blog, n deixa de participar!!! ;)
    Beijos!!!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!!!
    Ótima tarde, querida.
    Tem post novo lá no blog, aparece!!! ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, minha flor.
    Vim te desejar uma ótima semana. Obrigada pelos comentários tão fofos lá no blog.
    Um super beijo.
    Tem post novo, passa lá.
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir