terça-feira, 5 de outubro de 2010

Exercício Físico ou Atividade Física?!

Fiquem atentos as palavras que são sinônimas, antônimas e as demais, pois na prática há diferença entre fazer exercício físico e atividade físca, e aqui vamos tentar esclarecer e peço que fiquem atentos a necessidade de fazer exercíício físico ou atividade física.

Para SAFONS e PEREIRA (2007 p.54), “Atividade física é qualquer atividade ou movimento que provoque um gasto de energia acima do repouso”.

É fato que tanto o exercício físico como a atividade física implica na realização de movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético, e, desde que a intensidade, a duração e a freqüência dos movimentos apresentam algum progresso, ambos demonstram igual relação positiva com os índices de aptidão física. No entanto, exercício físico não é sinônimo de atividade física: o exercício físico é considerado uma subcategoria da atividade física.

A definição de exercício físico pelo Conselho Federal de Educação Física é: “Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir. Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados”. Neste contexto ele se diferencia da atividade física, que é realizada de maneira espontânea, como correr para pegar um ônibus, ou caminhar para a escola, sendo que o exercício é planejado, repetido, estruturado (confef).


De acordo com Dornelles & Costa (2005, p.96) “A inatividade física pode causar sérios danos como redução do desempenho físico, da habilidade motora, da capacidade de concentração, de reação e de coordenação, gerando sentimentos como auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda de motivação, isolamento social e solidão”.

As conseqüências diante do sedentarismo abate todos nós, mas em especial o idoso deixando seus aspectos funcionais e emocionais sem condições para viver com bem-estar, onde todos esses efeitos podem ser diminuídos com a prática do exercício físico.

Onde todos esses efeitos podem ser diminuídos com a prática do exercício físico.

O exercício físico pode ser destacado como elemento de prevenção, uma vez que a diminuição da capacidade funcional é decorrente em grande parte de doenças hipocinéticas, ou seja, doenças decorrentes da inatividade física.

Então gente, o negócio é se MOVIMENTAR, seja como for, do jeito que quiser, se movimente feliz e com muita saúde e outro alerta importante e novamente ressaltado aqui, pois ja falei em outro post, façam o exercício que gostem e não o que dizem ser o melhor, pois o efeito, o resultado será obetido mais rápido, pois quando fazemos o que gostamos fazemos melhor, não tenha vergonha "pule de galho em galho" até achar o que lhe satifaz, que lhe dá prazer.

4 comentários:

  1. Nossa, super interessante o post de hj, Paty.
    Realmente costumamos confundir. Achei muito legal e esclarecedor. Agora n erro amsi rsrsrsrsrs
    Um beijão e te espero lá no blog.
    Está atualizado =)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!!!
    Tem post novo lá no blog e sobre um assunto mto importante para nós mulheres.
    Beijos e até a próxima!!!
    Te espero lá ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flooor!
    Vim te desejar umótimo final de semana e feriado.
    Beijão em ti.
    Tem post novo lá no blog e tenho certeza que vais amar ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Paty, tô passando pra te desejar uma ótima semana!!!
    Beijos... =)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir