quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Prática de Exercício Físico acarreta na melhora da Qualidade de Vida do Idoso


Ao fazer uma análise da sociedade atual, pouco ainda se vê da conscientização da prática de exercício físico para o idoso, que muitas vezes é visto com frágil. Daí a importância de evidenciar o que é ser idoso, o processo do envelhecimento que é uma conseqüência natural da vida, que o idoso pode viver nas melhores condições possíveis, através da prática de exercício físico como um dos efeitos para a melhora da qualidade de vida do idoso.

Nesta perspectiva, torna-se fundamental a prática de exercício físico com um dos benefícios para a longevidade e qualidade de vida, pois envelhecer sem manutenção pode ocasionar problemas funcionais e emocionais, o qual o profissional de educação física irá ajudar a regredir ou evitar que tais fenômenos que acometem o idoso possam atrapalhar a vida cotidiana.

Os limites colocados para o idoso pela família e sociedade configuram uma perda de autonomia que lhes apontam não ter os mesmos direitos que lhes cabiam na vida adulta. Isto implica cobranças e exigências do adulto para com os idosos que os limitam, principalmente em relação às possibilidades de satisfação. Considerando que a qualidade de vida do indivíduo idoso está relacionada também à segurança sócio-econômica, ao bem-estar psicossocial à sensação de saúde, sendo que a saúde está relacionada por sua vida passada, pela estrutura genética e pelo meio ambiente.

Em afirmação Mazo et al (2009) afirma que o ser humano requer movimento, cujo resultado obtido com um mínimo de exercício traz benefícios incalculáveis, principalmente para o idoso, proporcionando-o saúde e grau de independência.

O exercício físico proporciona bem estar, além de proporcionar em alguns casos diminuição do peso corporal, aumento da flexibilidade, aumento da resistência e diminuição do uso de medicamentos.

A prática de qualquer exercício físico, levará o idoso se sentirá mais útil, independente, com mais esperança e vontade de viver, mais auto-estima, com maior vitalidade e disposição, tornando-se seres mais saudáveis, sociáveis e felizes, resultando numa melhor qualidade de vida.

Muito se discuti a importância do idoso praticar exercício físico e pouco visto em prática, por meio alguns alunos idosos perceber a importância da prática de exercício físico regular, que acarreta na mudança do estilo de vida e conseqüentemente melhora a qualidade de vida dos mesmos, seja no âmbito social, psicológico, biológico ou funcional. Por isso, é importante conscientizar a população idosa da importância da prática do exercício físico e dos adultos que um dia serão idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário