domingo, 5 de setembro de 2010

Existem estudos e mais estudos sobre os alongamentos - fazer ou não fazer, antes ou depois do treino?


É um assunto altamente polêmico e pessoal, por isso serei breve e direta:


O problema não está no alongamento em si, mas sim no tempo em que se faz o alongamento, se o objetivo for manter o alongamento, ou preparar para o exercício, devemos fazer alongamento de 10 segundos por grupo muscular, dessa forma haverá apenas deformação elástica preparando sua musculatura, por exemplo, para treinos pesados. Por outro lado se a intenção é aumentar a elasticidade e a amplitude, será necessário que segure um tempo maior de 40 a 60 segundos - mas, dessa forma haverá deformação plástica, ocasionando em uma ação inflamatória para haver o reparo das fibras de colágeno lesadas, aumentando seu tamanho, porem haverá também perda de força temporária, então não é indicado antes de treinamentos fortes ou competições e sim antes de treinos táticos, treinos leves, seguidos de descanso.


Quanto mais facilidade você adquirir no alongamento, mas você sentirá os músculos relaxarem, devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Só vá até o seu ponto de resistência: o alongamento não deve doer. E tenha cuidado para não se movimentar bruscamente, o que pode causar lesões minúsculas nos seus músculos

Simplificando um alongamento breve antes de qualquer atividade é benéfico, pois, funciona como um aquecimento como qualquer máquina. O uso de uma máquina com lubrificantes e um aquecimento, aumenta a vida útil do equipamento, bem como o cuidado na hora de resfriar e armazenar. É assim que funcionamos, as articulações necessitam de um prévio aquecimento antes de receber as cargas mais pesadas, ou seja, do trabalho propriamente dito.


E para quem quer tem uma melhor, ou melhorar a flexibilidade, pode fazer um treino extra ou a parte, tanto na academia ou em casa, reserve um dia para isso ou um momento, e caso faça em casa não procure na internet as vezes a imagem mostra algo que você possa fazer errado, fale com seu professor e peça uma série de alongamentos para que faça em casa será bem mais produtivo.


E por fim, se ainda está na dúvida, faça uma semana de treino com os alongamentos e outra sem, pois não há uma regra única e certa, a mais certa é conheça seu corpo e analise o que ele pede, o que lhe faz sentir melhor, pois o mais importante é está bem consigo mesmo, se sentido feliz e bonito (a).


Nenhum comentário:

Postar um comentário