domingo, 8 de agosto de 2010

Jiu Jitsu

Parte da História
O Jiu-Jitsu não é sinônimo de pancadaria gratuita, como muitos acham, ao contrário, é a arte marcial pode e deve ser usada para formação moral das pessoas. Um dos mais antigos tipos de arte marcial, o Jiu-Jitsu é um eficiente mecanismo de defesa pessoal. E como esporte, vai muito além de um método de usar a força física para machucar o outro, por isso, seus praticantes não podem ser identificados como baderneiros só por causa dos músculos, pelo menos não de forma generalizada. Jiu-jitsu é contra as drogas. E, claro, contra a violência. A origem da luta é contraditória, atribuída à China depois Índia, Japão e Brasil, segundo informações da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu. Conta uma das histórias que monges budistas, obrigados a percorrer longas estradas desertas criaram a luta para se defender de saqueadores. O detalhe é que eles não podiam portar armas e para compensar usaram conhecimentos sobre as partes fracas do corpo humano e sobre as leis da física (equilíbrio, momento de força, força de alavanca, inércia, centro da gravidade) e criaram a arte que tem na defesa pessoal a sua essência.

Benefícios Físicos
Coordenação motora, melhora da psicomotricidade, desenvolvimento cardiovascular, aumento da massa muscular magra, etc.

Benefícios Psicológicos
Paliativo de tensões psíquicas, desenvolvimento do raciocínio, autocontrole, confiança, etc.

Benefícios Morais
Disciplina, respeito, humildade, convivência pacífica com a vitória e a derrota, etc.


Questão de Consciência

É sempre bom, não termos um "PRE CONCEITO" sobre as coisas, pessoas, esportes, religião, resumindo, não ter preconceito com nada, pois como o prórpio jiu jitsu está nos dias de hoje sempre taxado como esporte violento e de pancadaria, só que essas pessoas quando falam isso não lembram que o futebol que parece ser o único esporte no Brasil, está cada dia mais violento e não só por parte dos jogadores, mas também por seus torcedores, a violência está absurda, esporte deve ser sinônimo de prazer, como acontece com a maioria dos atletas de jiu jitsu.

Vai uma dica para todos que gostam de esportes:

Pratiquem os esportes que puderem e tenham em sua cidade, experimente e crie seu conceito, absorva um pouco de cada coisa e continue a realizar o que lhe dá prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário